A 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza – Ceará, até então localizada no Bairro Passaré – Castelão, iniciou em março de 1994, quando então o Pr. Ezequiel Pereira da Silva foi desafiado pela Missão a iniciar um trabalho na cidade de Fortaleza-CE. Em julho de 1994 o Pr Ezequiel consegue transferência do seu emprego para a cidade de Fortaleza-CE e em 01 de agosto de 1994, Pr. Ezequiel Pereira da Silva e Inaura Mariana da Paz e Silva, sua esposa, chegaram à Fortaleza, juntamente com suas filhas, Cristianne Priscila da Paz Silva, Leila Vastti da Paz Silva e Léa da Paz Silva. No dia 20 de agosto de 1994, foi realizado o primeiro culto na Rua Almirante Rubim, 1.500, Montese, com a presença da família Pastoral, João e Graça Sobrinho, Luciano e Neuda Fraria e Lucineudo Farias. Em 16 de Janeiro de 1995, foi organizada a Primeira Igreja do Nazareno de Fortaleza – Ceará, com vinte e três membros por ocasião do Impacto Evangelístico transcultural (Jovens Nazarene College Pouint Loma e Pr. Jim e Beth Cooper). Neste ocasião os cultos aos domingos passaram a ser realizados na dependência do Colégio Mesquita Mendes, no Montese. Através de células de oração, a Igreja logo se espalho por vários bairros, entre os quais: Conjunto Ceará, Antônio Bezerra, Praia do Futuro, Messejana, Manoel Sátiro e Aeroporto. Deus através de sua infinita Glória e Majestade deu condições à igreja e alugaram um salão no primeiro andar de um prédio na Rua Quinze de Novembro, Montese e de lá para o atual local no Castelão, na Rua Professor José da Silveira, 317. Em 08 de novembro de 1999 o Pr. Ezequiel deixa a 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE, para se dedicar ao projeto do Guia Nazareno entre outros trabalhos junto a denominação. O Reverendo Estevão Heap assumiu interinamente o trabalho na 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE até que um novo pastor fosse designado para assumir o pastorado.

Em 25 de janeiro de 2000, o Pr. Luiz Carlos G. Gomes, juntamente com sua esposa Dona Márcia e seus três filhos, tomam posse na 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE, ficando até meados de 2003, quando então o Pr. Fernando de Souza assume o pastorado da 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE, onde permaneceu três anos e meio. Quando então em dezembro de 2006 o Pr. Will Haword assume a 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE , como pastor interino até que o novo casal de pastores assumisse o pastorado. Neste ínterim em 10 de fevereiro de 2007 é inaugurada o novo trabalho da Igreja do Nazareno denominado Igreja do Nazareno Esperança sob a direção do Pr. Fernando. Em 05 de fevereiro de 2007 o Pr. José Roberto do Carmo e Pra. Rosilene Barbosa do Carmo foram desafiados à assumirem a 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE e assim o fizeram, permanecendo junto a nós até meados de 2008, quando então a igreja ficou interinamente na responsabilidade do Distrito Nordeste Setentrional, sendo o Pr. Damásio designado a acompanhar a igreja até que outro pastor assumisse a igreja. Em janeiro de 2009 o Pr Vanderley e Familia se mudaram para Fortaleza e assumiu a 1ª Igreja do Nazareno de Fortaleza-CE, no entanto permaneceu entre nós somente dois finais de semana e teve que retornar para Natal e a igreja ficou novamente sem pastor e o Pr. Damásio passou a dar assistência novamente à igreja. Em 12 de setembro de 2009, uma nova família pastoral chegava e assumia então a direção da Igreja, o Pastor Alexandre César da Silva, sua esposa Rosanice Teixeira da Silva e seus filhos Matheus Alexandre Teixeira da Silva, Anna Luisa Teixeira da Silva.

Visão:
"Participar Da Ação De Deus Na Expansão Do Seu Reino, Vivendo A Integralidade do Evangelho Espalhando a Santidade Bíblica a Partir da Cidade de Fortaleza Estado do Ceará até aos Confins da Terra".

Missão:
"Promover A Evangelização Na Perspectiva Da Missão Integral, Confrontando As Pessoas Com As Boas Novas Da Salvação, Possibilitando-Lhes Um Despertar Na Fé, Inserindo-As No Corpo De Cristo, Para Serem Nutridas, Desafiando-As A Vivenciar Essa Fé Através Dos Diversos Dons E Ministérios, Sinalizando, Assim, A Plenitude De Vida Em Cristo Jesus".